Mercadoria em paletes e contentores

A optimização do espaço ocupado nos equipamentos é importante, qualquer que seja o meio de transporte utilizado.
A paletização de mercadorias é um procedimento habitual dado que facilita a sua movimentação poupando tempo a nível da carga, descarga e da manipulação, e uma melhor arrumação da carga paletizada nos contentores.

Tipos de paletes

Podemos encontrar uma grande variedade de paletes no mercado:

  • Segundo o material de fabrico: madeira, plástico, aglomerado, metal e cartão. Dependendo do destino nas exportações e de conformidade com a Norma Internacional sobre Medidas Fitossanitárias (ISPM 15 em inglês), as paletes de madeira devem  ser tratados termicamente para diminuir o risco de introdução de pragas. Os países que aderiram a este acordo têm o direito de negar a entrada nas suas fronteiras a mercadorias cujos embalagens não tenham sido tratados. A eleição do material a utilizar depende da indústria e das características da carga. Contudo as paletes de madeira são as mais utilizadas, representando cerca de 90% deste segmento.
  • Segundo as medidas da base da palete: a casuística é variada e podemos encontrar paletes de 80×120 cm, 80×60, 100×120, 110×110, 115×115, 110×130 cm, etc. É igualmente possível fabricar paletes à medida. Não obstante, as paletes mais comuns são120 ×80 cm (palete europeia / europallet)  e 120×100 cm (palete americana/ Universal ou ISO).
  • Segundo as cargas sejam ligeiras ou pesadas, a palete requer uma grossura e número de tábuas diferente.
  • Também podemos encontrar paletes novas, recuperadas ou de uso único (tara perdida).

Arrumação/disposição de paletes num contentor

 

A optimização do espaço no âmbito da “contentorização” constitui uma mais-valia na contenção dos custos associados ao transporte de mercadorias.

Dada a importância da optimização do espaço ocupado nos equipamentos, damos-lhe a conhecer os principais tipos de contentores usados a nível do transporte marítimo, indicando as suas dimensões e a melhor arrumação da carga nos contentores.

Para além destas, existem outras tipologias de contentores como sejam Open Top, Flat Rack e outros. Estamos ao seu dispor para o aconselhar, sempre que seja necessário.

Morada

Amarar Transitários S.A.
Rua Brito Capelo 807
4450-068 Matosinhos

Telefone

00351 223186919

E-mail

geral@amarar.pt